Contos e Mitos


 


A vitória de Durga-Kali Sobre o demônio Mahishasura

O vídeo ao lado conta-nos sobre a vitória de devi sobre o demônio mahishasura, é o capitulo 26 do seriado Indiano om namah shivaya. Por estar todo em sanscrito,aconselho que leiam primeiramente sobre o mito abaixo , para que entendam melhor na hora de assitir o video.

Segundo este mito, Os deuses perderam a paz e foram expulsos do céu, devido o domínio de mahishasura e seu exército de demônios, que foram derrotados e aniquilados por Durga-Kali. Segue abaixo:

_______________________________________________________________________

 História de Markandeya Purana

 Apesar de ser um demônio (asura a palavra usada para significar "não-deus" e não tem como uma conotação negativa forte como "demônio"), Mahishasura também era piedoso em sua meditação ao Senhor Brahma. Uma vez , vendo mahishasura em forte meditação Brahma lhe concedeu um benefício que ele não poderia ser derrotado na batalha por qualquer homem ou deus. Assim, ele começou a abusar de seu poder e criar terror máximo nos céus e na terra, derrotando o rei dos deuses Indra Devraj, e expulsar todos os deuses do céu!
Todos os deuses, liderados pelo Senhor Brahma se reuniram na Kailash (na cordilheira do Himalaia) para encontrar o Senhor Shiva e Vishnu que ficam extremamente irados ao saberem dos incidentes e nisso ,começaram a liberar de seus corpos, energia em forma de luzes.  Logo, eram todos os deuses que emitiram as suas energias, e como um  mar de luz ofuscante se uniram em um  único ponto. Toda essa luz ofuscante transformou-se em uma mulher e foi nomeado Katyayani e tornou-se a toda poderosa deusa Durga. Ela tinha a compleição de ouro derretido, e seu "jyoti" tocou o céu alto. Seu rosto era da luz de Shiva. Seus braços eram dez do Senhor Vishnu. Suas pernas eram do Senhor Brahma. Considerando que, o cabelo de Yama, os quadris a partir da força da deusa Terra, os seios da Lua, e assim por diante. Todos eles elogiaram e deu-lhe seus dons divinos: Shiva, lhe deu um tridente, Senhor Vishnu deu a ela um disco ,Varuna, o deus da água, deu-lhe uma concha, e o deus do fogo deu-lhe um míssil. A partir do vento, Vayu, ela recebeu flechas. O rei dos deuses, Indra, deu-lhe um raio-trovão, e do dom do elefante de Indra de pele branca Airavata era um sino. De Yama, o deus da morte, Durga recebeu uma vara . Durga recebeu muitos outros tesouros preciosos e mágicos , e uma guirlanda de flores de lótus imortais. Arquiteto do Céu Vishwakarma deu-lhe um machado e brilhante armadura mágica. Deus do Himalaia, deu suas jóias e um leão magnífico para ela andar na batalha como sua montaria . Ela foi então enviada para a batalha feroz com Mahishasura e seu exército, que durou 9 dias!
Quando a batalha começou, Mahishasura tinha voltado para sua própria forma, um búfalo, e cobrado sobre no campo de batalha. O  leão de Durga, irritado com a presença do demônio búfalo, o atacou. Enquanto ele estava assim ocupado, Durga lançou sua corda em seu pescoço. Para escapar dessa armadilha, Mahishasura descartou  a forma de búfalo e assumiu a forma de um leão. Durga decapitou o leão, e o demônio escapou na forma de um homem. Sem hesitar, Durga despachou o homem com um vôo de flechas afiadas. Mais uma vez o demônio fugiu, e desta vez tomou a forma formidável de um enorme elefante, que atingiu o leão de Durga com uma presa.  Enfraquecido, o demônio voltou mais uma vez a sua própria forma, o búfalo selvagem. Ele se retirou para as montanhas onde ele atirou pedras em Durga com seus chifres.
Imediatamente após isso, a deusa saltou para Mahishasura, empurrando-o para o chão com a perna esquerda. Ela segurou a cabeça de um lado, e transpassou com sua lança afiada , e com mais uma das suas dez mãos ela exercia sua espada brilhante, decapitando-o. Por fim, ele caiu morto, e os remanescentes dispersos sobreviventes do seu exército invencível fugiram em terror. Os deuses voltaram para o céu, e junto com os sábios da terra, eles cantavam louvores a Deusa Durga. Daí em diante, e até hoje, a Deusa Durga é adorada por todos os deuses no céu, e todos os seres humanos na terra. Mahishasura também está lá - congelado em seu momento de derrota final, empalado pela lança de Durga sob o seu pé esquerdo.

Créditos :
Texto original em inglês ,retirado do site Tooting Durga Puja . http://www.tootingdurgapuja.com
No portugues, revisado e resumido por Keli Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário